Produtores rurais de Alto Araguaia serão beneficiados com casas do Programa Nacional de Habitação Rural

Alto Araguaia, MT – Os estudantes que fazem faculdade do município de Mineiros (GO) terão mais um ônibus à disposição já nos primeiros dias de aula em 2014. Devido a grande procura principalmente nos últimos meses de 2013 e nos primeiros dias de 2014, a prefeitura de Alto Araguaia vai disponibilizar mais um ônibus e ofertar 42 novas vagas aos universitários. O assunto foi debatido nesta segunda-feira (6) após reunião entre o prefeito Maia Neto (PR) e o presidente da Associação dos Estudantes Universitários Locais, Marcial da Cruz Bandeira. [caption id="attachment_25675" align="alignleft" width="319"]DSC04889 Saída de estudantes para Mineiros acontece em dois períodos em Alto Araguaia. Número de vagas será ampliado de 68 para 110[/caption] Atualmente, dois ônibus fazem o transporte dos alunos até Mineiros, 88 km de Alto Araguaia. Um deles é um micro-ônibus que sai às 05h30 com retorno às 18h. Este veículo possui 22 vagas. O outro ônibus, com 46 lugares, sai às 17h e retorna às 23h. Nos últimos dias, porém, ouve uma acentuada procura e a prefeitura vai colocar mais um veículo, em parceria com a associação, a disposição dos alunos que fazem curso superior em Mineiros. A licitação para prestação do serviço de transporte escolar entre Alto Araguaia e a cidade de Mineiros será dia 22 de janeiro. “Recebemos cerca de 40 novos pedidos. Uma marca do governo Maia Neto é a preocupação com a juventude. E pensando na formação e qualificação foi contrato mais um ônibus. A prefeitura custeia uma parte e a associação outra. Serão 42 novos lugares”, disse Maciel da Cruz Bandeira, presidente da associação. A funcionária pública Juliane Ribeiro Teles cursa direito em Mineiros. Segundo ela, a parceria com o município é importante, visto que os cursos são particulares. “Ajuda e muito. Sem essa parceria, seria o dobro do valor somente com o transporte”, diz a estudante, ressaltando que as aulas neste primeiro semestre de 2014 começam neste dia 20 de janeiro e encerram-se em maio em virtude da Copa do Mundo. O sistema de oferta de transporte aos alunos que desejam fazer faculdade em Mineiros será o mesmo adotado anteriormente. A prefeitura custeia uma parte enquanto que a associação, por meio dos alunos, a outra. “Teremos três ônibus para que os alunos possam fazer a faculdade que escolheram. Estaremos licitando mais um veículo e a parceria com a associação continua forte. Nosso objetivo é de atender a todos os alunos de Alto Araguaia que estão estudando em Mineiros”, explicou.